Eventos esportivos são os que geram mais burburinho na web

A transmissão de eventos esportivos é o tipo de programa de TV que mais gera burburinho na web. Responde por 44% das “conversas” relacionadas a programas de TV em plataformas de redes sociais.

Os dados foram coletados no mercado americano pela SocialGuide e levam em conta o número de mensagens publicadas no Twitter. A SocialGuide é atualmente uma das ferramentas utilizadas por algumas emissoras americanas de TV para mensurar a audiência nas plataformas de redes sociais.

O tema “esportes” sempre gerou bastante discussão na internet. Mas, no caso da relação TV e internet, pode existir um recente motivo a mais. As emissoras que transmitem eventos esportivos foram pioneiras em utilizar diversas dinâmicas de segunda tela, como a de sugerir o uso de certas hashtags durante uma transmissão.

Segundo dados do próprio Twitter, quando uma hashtag é exibida na TV (no rodapé da tela), o número de mensagens criadas com base na mesma aumenta 10 vezes.

Há um bom tempo, emissoras como NBC, Fox e ESPN incentivam os seus telespectadores a utilizar o Twitter enquanto assistem a uma transmissão.

Por coincidência, quando soube dos números da SocialGuide, estava lendo um paper sobre inovação na área esportiva. Segundo o estudo, em termos de inovação e modificação de produtos (hacks), as comunidades de esportistas são tão ativas quanto a de software de código aberto.

São dois tipos de comunidades que utilizam bastante a web para trocar informações.

No caso da comunidade de esportistas, 32% das pessoas admitiram que, por conta própria, realizam modificações em equipamentos utilizados por elas para praticar esportes. Muitas dessas modificações são posteriormente absorvidas pelos fabricantes, o que ajuda a manter o índice de inovação no setor.

Pelo visto, esportes não fazem somente bem à saúde. São um combustível de conversas na web e de inovação de produtos e usos de tecnologias.

Veja também: Infográficos são o grande destaque da Copa 2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *