Para cada estágio da vida, uma forma diferente de usar tecnologias

Da série de emails que recebi enquanto estive fora, um estudo do Consumer Lab da Ericsson a respeito de tecnologias de comunicação e adolescentes americanos identificou duas coisas:

1) Crescimento do uso do videochat. Uma movimentação meio que esperada. O hype em torno do Chatroulette era apenas um reflexo de que a comunicação na internet deixaria de ser exclusivamente em texto para ser também audiovisual. Essa migração não aconteceu antes por causa de restrições tecnológicas, que hoje não existem mais.

Os adolescentes, em sua maioria, utilizam a tecnologia de videochat para conversar e fazer lição de casa em conjunto.

Por incrível que pareça, a ferramenta que mais ganha popularidade não é o Hangout, do Google+, nem o Skype, da Microsoft, mas sim o ooVoo, indicado pela pesquisa como um “serviço web emergente” entre os adolescentes americanos.

2) O óbvio, mas não menos interessante – os adolescentes, ao ficarem mais velhos, tendem a utilizar as tecnologias nos mesmos moldes que os adultos usam. Exemplo: ao atingirem a vida adulta, passam a reconhecer a importância do email como ferramenta de comunicação.

Está aí um “insight” do estudo. Para cada estágio da vida, há expectativas e comportamentos próprios, que, por sua vez, influenciam a forma como você prioriza e usa certas tecnologias.

Em simples palavras, o modo como você utiliza as tecnologias muda conforme os estágios da vida. É algo dinâmico e pouco cartesiano. Não é por que você não usa uma tecnologia enquanto adolescente que não a utilizará em outras fases da vida.

Isso é evidente, mas ajuda a responder aquelas perguntas clássicas em eventos sobre digital. O email vai morrer? As pessoas vão ler notícias em 140 caracteres para o resto das vidas?

PS – Obrigado por todas as mensagens de Boas Festas! 2012 será um ótimo ano para todos nós.

Veja também: “Flexibilidade tecnológica” é mais atraente que altos salários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *